Saber escrever bem e seguindo as normas ortográficas é fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Um e-mail mal escrito pode causar uma péssima impressão sua. Um relatório com erros de português é muito mal visto em qualquer ambiente de trabalho. A seguir, confira alguns conselhos, destacados pela Universia Brasil, que podem ajudá-lo na hora de redigir seu texto:
1) Corrija o que você escreve
Sempre verifique se você não cometeu nenhum erro de digitação. Cheque todas as frases antes de clicar no botão “enviar”.
2) Lembre para quem você está escrevendo
Sua linguagem tem que se ajustar de acordo com quem você está conversando. Escrever gírias para seu chefe não é legal, mas mandar um e-mail muito formal para um amigo também não cabe na situação. Saiba se adaptar!
3) Evite aliterações
Aliteração é uma figura de linguagem que repete efeitos sonoros nas palavras. Isso torna o texto cansativo, e o efeito cabe melhor em poemas.
4) Não termine frases com preposições
Preposições não possuem sentido sintático porque são conectivos, ou seja, não podem ser usadas para terminar frases.
5) Evite clichês
Clichês empobrecem o texto, além de serem argumentos fracos.
6) Não abuse de comparações
Comparações demais dão a sensação de que você está desesperado para conseguir provar o seu ponto de vista. Use com moderação.
7) Tome cuidado com as especificidades
Dependendo do público, ser muito específico em certos assuntos é desnecessário, até mesmo cansativo.
8) Não generalize
Generalizar nunca é bom, ainda mais nos seus textos. Tente sempre analisar todos os lados da situação.
9) Seja consistente
Não faça muitos rodeios: seja objetivo aonde você quer chegar.
10) Não use mais palavras do que o necessário
Usar muitos adjetivos e advérbios torna seu texto cansativo e redundante. Evite.
11) Não faça perguntas retóricas
Perguntas retóricas só servem para gerar mais caracteres, pois não podem e nem precisam ser respondidas pelos leitores.
12) Exagero é um bilhão de vezes pior que falta de informação precisa
Não exagere nos dados, pois isso tira a credibilidade do seu texto.
Fonte: UniversiaBrasil