O objetivo de todos que ingressam em um curso superior é concluir com êxito os períodos. Mas pouco mais de 50% dos novos estudantes seguem para o segundo período, conforme dados apresentados na entrevista com o Adm. Luiz Alberto Gravina Belmiro, na Rádio CRA-RJ, sobre acessibilidade. Essa evasão em massa é decorrente de questões como, por exemplo, estrutura das instituições e convivência social.
Segundo o entrevistado, o problema da acessibilidade educacional já começa no ensino fundamental, pois muitas vezes o estudante deixa de frequentar a escola por não ser aceito nos grupos formados ao longo do tempo. Essa rejeição pode ser causada por motivos socioeconômicos, quando o indivíduo não consegue manter o padrão pré-estabelecido, ou por razões pessoais, em que as características comportamentais causam estranhamento por parte dos outros estudantes.
Uma vez rejeitada, a criança prefere evadir a permanecer à margem dos outros alunos. Assim também ocorre nos cursos de ensino superior, já que poucos graduandos não concluem todos os períodos por falta de adaptação ao convívio social, necessidades físicas ou mesmo financeiras.
“Será que o fracasso escolar se dá apenas por questões financeiras? Não. A relação social dentro das instituições de ensino, fundamentais ou superiores, afeta diretamente na permanência do estudante dentro da escola”, disse Gravina.
Ao expor as barreiras sociais que aparecem no acesso ao ensino, em especial no universitário, o Adm. Luiz Alberto Gravina Belmiro explicou que nem sempre os problemas de acessibilidade são estruturais, ressaltando que por lei os estudantes com necessidades especiais precisam ser atendidos de maneira adequada em todos os aspectos, inclusive com adaptações arquitetônicas nas instituições.
Gravina ainda argumentou que colocar o graduando com dificuldade de acessibilidade dentro da sala de aula não é suficiente, pois é preciso investir na capacitação dos professores, entre outros profissionais envolvidos no processo de aprendizagem, para fortalecer a permanência dessas pessoas nos cursos, como também proporcionar maior eficiência na absorção do conteúdo ensinado.
Quem tiver interesse em saber mais sobre acessibilidade em seus vários aspectos pode acessar o site da Rádio CRA-RJ e conferir a entrevista completa.