Um artigo publicado recentemente no New York Times abordou a nova seleção de colaboradores no mundo digital. O texto fez tanto sucesso que foi matéria no jornal O Globo. Barbara Safani, proprietária da Career Solvers, empresa de gestão de carreira, cita que alguns recrutadores usam as novas tecnologias e as mídias sociais como método para analisar os candidatos.
Segundo ela, o profissional que não tem presença na internet pode acabar se prejudicar. Por isso, as habilidades e competências devem ser citadas em redes sociais como Twitter e Linkedin.
Confira as outras dicas da especialista em carreiras
Tenha um blog – Assim você mostra ao recrutador que é um líder de pensamento e um formador de opnião. Vídeos ministrando palestras e treinamentos também contam pontos positivos.
Twitter e Facebook – Use seu perfil para seguir recrutadores e empresas. Compartilhar textos interessantes e relevantes podem contribuir para sua carreira. Mantenha uma postura profissional em seu perfil.
Networking on-line – Use o Linkedin a seu favor, fortalecendo contatos e atualizando suas experiências. No caso de solicitações de amizade para pessoas que não façam parte de seu relacionamento off-line, envie uma mensagem enumerando áreas comuns de interesse.
Mobile – O acesso a seu currículo deve estar disponível para meios móveis, por isso, disponibilize um arquivo em pdf.