Desenvolvimento local e contexto sociopolítico

A construção de desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro tem gerado grandes discussões para os Administradores. Tanto que Julio Cesar de Souza Loureiro, Ione Andrade Loureiro e Carlos Roberto Sanchez Milani desenvolveram o trabalho “Desenvolvimento local e contexto sociopolítico: o caso de Duque de Caxias”.


A pesquisa trata do contexto local do desenvolvimento de Duque de Caxias, a partir do histórico das forças que atuaram na região da Baixada Fluminense, passando pela história do próprio município e examinando seus principais indicadores de desempenho. Em seguida, os autores analisaram os problemas do desenvolvimento local, identificando os atores do desenvolvimento local, com a descrição da situação atual, as tensões e as razões de seu subdesenvolvimento.
O histórico das transformações promovidas em Duque de Caxias pode ser considerado uma variável importante . Ele revela um contexto sociopolítico pouco propício para que tais promessas sejam efetivamente realizadas. O trabalho avalia também a região do Jardim Gramacho, bairro que passa por amplo processo de revitalização, para atender os princípios do Pacto Global. O autor revela ainda as consequências sociais, ambientais e econômicas desse processo.