A maneira de lidar com a questão ambiental se tornou uma busca incessante pelas empresas. O trabalho de Roberta Monique Da Silva Santos, Stiffanny Alexa Saraiva Bezerra e Raquel Serique Reis evidencia que as empresas podem ser classificadas como “amigáveis”, segundo a classificação de North (1992), pois se preocupam com o meio ambiente e procuram inovar em seus processos e tecnologias a fim de mitigar os impactos exercidos sobre o mesmo.
O trabalho revela que a intensificação dos danos ambientais causados pelas indústrias tem acarretado em uma maior pressão por parte da sociedade sobre as empresas. E, de forma a minimizar os impactos sobre o meio ambiente, atendendo a legislação ambiental e as exigências da sociedade, as organizações tem adotado o gerenciamento ambiental como estratégia para melhoria da imagem perante os consumidores, bem como uma forma de incremento econômico.
O gerenciamento ambiental é realizado através da implantação de um programa de gerenciamento de resíduos gerados. A implantação deste programa contribuiu para a adequação ambiental da empresa, através da minimização da produção de resíduos, bem como a correta destinação dos mesmos.
Sendo assim, a apresentação destaca a importância da abordagem ambiental nas organizações, através da busca por soluções mais adequadas a cada tipo de empresa, em virtude dos benefícios que a prática do gerenciamento ambiental fornece as mesmas, como o valor agregado aos produtos, lucratividade, retenção de clientes e melhoria da imagem perante a sociedade e a órgãos ambientais.