Os autores Marcelo Hugo de Medeiros Bezerra, Silvia Pires Bastos Costa, Josenilson Gomes de Araújo e Denise Pires Basto Costa apresentaram o trabalho “Pacto Global no Brasil: uma confrontação entre os compromissos assumidos e os avanços divulgados”. O estudo analisou as práticas assumidas por empresas envolvidas no Pacto Global e a respectiva prestação de contas.
A pesquisa revelou o elevado grau de inadimplência no que pertence ao envio das comunicações anuais de progresso. Em seguida, por meio de um modelo de regressão logística investigou-se a possível influência de algumas variáveis na entrega destes documentos. O resultado mostrou evidências de que o setor de atuação tem efeito no cumprimento deste compromisso, porém não apresentando significância estatística.
Os números destacaram ainda o alto percentual de consultorias que não encaminham relatórios, enquanto as empresas do setor industrial apresentaram a maior chance de entrega dos mesmos. Em relação ao tempo de permanência, há evidências de associação estatisticamente significativa com a entrega dos relatórios.