Você sabe o que é storytelling?

Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos 

Você costuma ficar nervoso ou inseguro sobre o que falar durante as suas entrevistas de estágio? Ou ainda não teve essa experiência e não sabe por onde começar? Fique tranquilo pois é totalmente compreensível se sentir assim, e pensando em te ajudar nessa etapa, nós do CRA-RJ vamos falar hoje como usar os recursos do Storytelling durante as suas entrevistas.

Se formos seguir a tradução literal da palavra em inglês, “Story” significa história e “telling“, contar. Porém, mais do que uma mera narrativa, Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

A técnica, muito utilizada pelos profissionais de comunicação, começou a ser estudada nos EUA no final dos anos 90. No entanto, foi nos últimos anos que ela começou a ser tendência no mundo corporativo, sendo muito bem aproveitada em processos seletivos e entrevistas de emprego.

Nós preparamos 5 dicas para você iniciar a sua história e conseguir a tão sonhada colocação no mercado de trabalho.

  1. “Conhece-te a ti mesmo”

O autoconhecimento é uma ferramenta extremamente importante para a sua vida profissional, e pessoal. Através dele passamos a entender melhor quem somos, o que queremos e como vamos chegar lá.  Nesta etapa, procure entender melhor as suas virtudes e fraquezas, os seus pontos positivos e os que podem ser aprimorados com o tempo. É importante que esses aspectos estejam muito bem definidos antes da sua entrevista, ou dinâmica de grupo.

  1. O que você está buscando?

O segundo passo é ressaltar quais são as suas aspirações: o que, e como, você deseja estar daqui a alguns anos? Fique à vontade para explorar suas pretensões profissionais e o que espera da sua carreira. Lembre-se sempre de manter a coerência das suas expectativas com a vaga na qual você está se candidatando.

  1. Qual é o desafio?

Pense em um, ou mais, desafios que você encontrou no caminho até aqui. Caso já tenha estagiado, traga a sua experiência inicial com o mercado de trabalho ou algo que tenha marcado o seu período na empresa.

Caso você esteja buscando a sua primeira colocação no mercado de trabalho, separe os desafios que você encarou durante a sua vida acadêmica, como projetos de extensão e seminários. Eles, além de contribuir muito para o seu currículo, acervo técnico e portfólio, trazem relevância para a sua entrevista atestando a sua dedicação com os seus projetos.

  1. Como você lida com cada desafio?

A forma como lidamos com desafios diz muito sobre a nossa personalidade. Dê atenção aos detalhes, gaps, dos desafios que você listou acima, e mostre para o recrutador a forma como você lidou com cada um deles. Aproveite para destacar as soluções e resoluções desse processo, como ele marcou a sua caminhada profissional e o que você levou como aprendizado para a sua carreira.

  1. “Grand Finale”

Chegando ao fim da sua história, deixe claro para o recrutador quais foram as conquistas que você teve até agora, e como elas podem ser válidas no contexto da vaga que você almeja.