A Escola de Nacional de Administração Pública(ENAP) abriu 150 vagas no MBA gratuito online em Pessoas, Liderança e Inovação que terá duração de 13 meses. O início está previsto para maio de 2026 e o término para junho de 2027. A carga horária será de 374 horas. A iniciativa é voltada para funcionários públicos.
Para se inscrever, além da graduação completa, em curso reconhecido pelo MEC, o candidato deve fazer parte de um dos seguintes grupos:
- Grupo 1 Geral ( Federal): pessoas servidoras públicas federais ocupantes de cargo efetivo; militares do quadro efetivo das Forças Armadas; e empregadas(os) públicas(os) federais concursadas(os) de empresas que recebam recursos da União para pagamento de pessoal.
- Grupo 2 Geral ( Estadual/Municipal):pessoas servidoras públicas estaduais e municipais ocupantes de cargo efetivo; militares do nível estadual e guardas municipais;ou empregadas(os) públicas(os) concursadas(os), desde que a lei de criação de carreira preveja esse vínculo.
- Grupo 3 Parceiro( Ministério da Fazenda – MF): pessoas servidoras públicas ou empregadas(os) públicas(os) federais ocupantes de cargo efetivo, em exercício no Ministério da Fazenda(MF).
- Grupo 4 Parceiro (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome- MDS): pessoas servidoras públicas ou empregadas(os) públicas(os) federais ocupantes de cargo efetivo, em exercício no MDS.
- Grupo 5 Parceiro (ColaboraGov): pessoas servidoras públicas ou empregadas(os) públicas(os) federais ocupantes de cargo efetivo, em exercício nos órgãos seguintes participantes do ColaboraGov: a) Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos(MGI); b) Ministério da Igualdade Racial(MIR); c) Ministério da Previdência Social(MPS); d) Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços(MDIC); e) Ministério do Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte(MEMP); e f) Ministério do Planejamento e Orçamento(MPO).
Os candidatos ao MBA devem trabalhar com processos ou projetos institucionais relacionados à gestão de pessoas e/ou em funções de liderança. Os interessados devem ler o edital e podem se inscrever pelo link processo-seletivo.enap.gov.br até o dia 23 de janeiro de 2026.