A leitura é uma ferramenta essencial na construção, formação e capacitação de profissionais de todos os setores. O hábito da leitura deve ser primordial para qualquer pessoa que almeja o seu crescimento futuro, pois é através dela que desenvolvemos senso crítico, capacidade de comunicação interpessoal, cognição e imaginação.

Para os amantes da leitura, o mês de janeiro é mais do que especial, pois é marcado no calendário nacional como o mês de celebração do Dia do Leitor (07). A data escolhida é em homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, em 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. 

A comemoração da data traz para o centro do debate o quanto a prática da leitura tem sido deixada de lado nos últimos anos. Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, o número de leitores da Região Sudeste caiu de 46% para 42%, no período entre 2015 e 2019. Durante o mesmo período, no âmbito nacional, a pesquisa contabilizou a perda de 4,6 milhões de leitores.

A pesquisa também procurou entender as razões pelo decréscimo do número de leitores no país e, segundo os dados, 47% dos entrevistados responderam que a falta de tempo foi o principal motivo de não ter lido mais em 2019, número esse que compreendia 43% em 2015. 

Para o atual vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisas do CRA-RJ, Adm. Agamêmnom Rocha Souza “a leitura na contemporaneidade apresenta-se como instrumento fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano e, em especial, do Profissional de Administração”.

Biblioteca Virtual

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro é um incentivador da leitura e acredita que a sua prática contribui de forma significativa para a formação de administradores competentes e respeitáveis. Por isso, disponibilizamos para os registrados duas bibliotecas, uma física e uma virtual, com inúmeras obras dos mais variados estudiosos da Ciência da Administração.

Biblioteca Beatriz Warlich, localizada no primeiro andar do Edifício Adm. Belmiro Siqueira, no bairro da Tijuca, conta com um espaço amplo e acessível, com mais de 1.400 livros, DVDs e periódicos sobre a Ciência da Administração. Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, o espaço permanece fechado. Já a Biblioteca Virtual do CRA-RJ está hospedada no site principal da instituição, e conta com materiais e obras divididas em textos clássicos, revistas do Serviço Público, acervo digital e documentos históricos da Administração.

Além das bibliotecas, os registrados do CRA-RJ têm acesso exclusivo ao Espaço Opinião, área destinada para a publicação de estudos, trabalhos e materiais relevantes sobre Administração.

Manter o hábito da leitura com uma rotina agitada pode parecer uma tarefa difícil.  Mas você pode contar com o CRA-RJ nessa construção acessando a Biblioteca Virtual e o Espaço Opinião diretamente do seu smartphone, tablet ou computador.

Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos