A qualidade como base da interação das empresas com o meio em que atuam

Fernando José Pereira da Costa e Manoel Gonçalves Rodrigues apresentaram a palestra “A qualidade como base da interação das empresas com o meio em que atuam” nesta quarta-feira. A ideia dos autores é que as empresas passem a assumir uma posição mais relevante no que diz respeito à economia, ao crescimento e ao desenvolvimento.

A estratégia de promover a diversidade com equidade nas organizações aparece, na explanação, como um caminho promissor por mostrar a sensibilidade para essa questão. De acordo com os autores, as questões da responsabilidade social trazem os seus impactos sobre as empresas, em termos de imagem e diferenciação. Entretanto, as organizações estão envolvidas com a problemática da sustentabilidade.

O principal avanço, observado pela pesquisa, se traduz numa mudança na cultura organizacional através da modificação de atitudes em relação a gênero e raça, permitindo maior visibilidade da temática junto ao público interno. De acordo com os autores, as questões quanto ao gênero, equidade e diversidade ganharam um novo sentido para o corpo funcional. A partir de uma abordagem mais eficiente o trabalho consegue discutir e conscientizar homens e mulheres sobre a necessidade de conviver, respeitando especialmente as pessoas com deficiência e combatendo as diversas formas de violência doméstica.

O estudo busca a construção coletiva, percebendo os avanços na sensibilização do corpo gerencial e também do operacional, começando a considerar a questão de gênero como estratégico para a sustentabilidade da organização.