
Para o Administrador, Supply Chain de ponta a ponta significa estar ciente e integrado desde o início da cadeia produtiva, da aquisição da matéria-prima, passando por todos os processos e procedimentos, até o cliente final. Ele ainda acrescenta que o profissional deve pensar nesse processo alinhando a sustentabilidade à ética.
“O que é uma cadeia de suprimentos sustentável e ética? Trata-se de integrar as práticas ambiental e financeiramente viáveis. Em todo o ciclo da cadeia de suprimento, desde a seleção do produto até a procura de fornecedor, concepção, produção e entrega até o cliente”, ressaltou o Administrador.
Luís Eduardo salientou ainda que as empresas buscam transparência no controle da cadeia de suprimentos. Portanto, é essencial que essa Administração seja feita pensando no processo como um todo e com um bom planejamento, que é a base de qualquer atividade de logística.
“Não adianta você ter um armazém extremamente eficiente, um transporte produtivo, um atendimento de excelência, se você não tiver a disponibilidade do produto na hora certa, nada disso funciona. Quem garante a disponibilidade, que não haja excesso, desperdícios e perdas é o planejamento”, reforça Ribeiro.
Em breve, você poderá conferir esta palestra na CRA-RJ Play e na Rádio ADM-RJ.