Administração lidera na abertura de novos cursos na rede de ensino superior do país

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de mais 36 cursos de graduação e tecnológicos em diversas instituições de ensino superior do país. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, acrescenta mais de 21 mil vagas para novos alunos e a Ciência da Administração lidera em número de novos cursos credenciados pelo MEC.

A medida, aprovada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), prevê a abertura de 21.380 vagas em 14 instituições de ensino superior do país. A grande maioria das vagas, um total de 19.200, é destinada para os cursos da modalidade EaD, enquanto 2.180 vagas serão ofertadas na modalidade presencial. Um crescimento esperado pois, o ensino a distância já era uma tendência em ascensão antes mesmo da pandemia devido a sua flexibilidade de horário, o custo mais acessível e a possibilidade do aluno estudar onde estiver. 

Para o secretário de regulação e supervisão da educação superior do Ministério da Educação, Paulo Almeida, além de autorizar o funcionamento de um curso superior, é dever da Seres prezar pela avaliação de qualidade das instituições de ensino. 

“Uma vez autorizados, os cursos vão passar por avaliações periódicas para verificação da qualidade. Se estiver tudo certo terão o seu reconhecimento e, de tempos em tempos, a renovação de reconhecimento do curso”, disse o secretário ao portal de notícias do governo.

Dentre os novos cursos aprovados pelo MEC, a Administração ganhou destaque como sendo o que mais cresceu em 2021. Segundo levantamento realizado pelo próprio ministério, desde o início do ano foram autorizados a abertura de 31 novos cursos de Administração em todo o território nacional. A Gestão em Recursos Humanos também ganhou destaque nesta lista com a abertura de 18 novos cursos, conquistando o terceiro lugar na lista geral.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, a Administração foi o segundo curso mais procurado em 2020, somando mais de 300 mil matrículas na modalidade presencial e 251.495 no ensino a distância. Atestando assim uma peculiaridade da profissão: “estar presente em todo o território nacional, independente de local, tamanho ou modalidade da empresa”,  conforme destacou o vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA-RJ, Adm. Agamêmnom Rocha Souza.

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Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos CRA-