O artigo “A importância da educação profissional de nível técnico para a socialização do conhecimento em propriedade intelectual”, do professor e doutorando, Adm. Renato Ribeiro Cunha, conquistou o 1º lugar na colocação geral da área de Educação na 17ª Mostra Internacional de Pôsteres da Universidad Columbia del Paraguay.

A ideia central do artigo surgiu a partir de uma percepção do Administrador sobre como o tema propriedade intelectual era gerenciado pelas instituições de ensino, sendo mais voltado para a graduação e pós-graduação em direito. Neste contexto, a proposta do artigo é socializar o conhecimento da área, compreendendo-o como um mecanismo de estímulo à ciência, tecnologia, inovação e empregabilidade no país, ofertando curso técnico na área junto às instituições de ensino credenciadas. 

Segundo o professor, a ideia de escrever uma dissertação que não fosse colocada em prática posteriormente era desanimadora. Por isso, decidiu inovar investindo em um tema que acredita ser de grande importância para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. 

O 1º lugar na colocação geral da área de Educação, foi uma surpresa para o Administrador que, por conta própria, decidiu ingressar no doutorado na Universidad Columbia del Paraguay, em janeiro de 2020. Ao todo, foram vinte e duas aulas de segunda a sábado, das 8h às 21h, com diversas atividades, projetos e apresentações. 

“Eu não esperava o primeiro lugar, isso foi um termômetro de confirmação do quanto o assunto é importante. Mais do que nunca devemos investir nessa área e passar a ofertar o curso técnico em propriedade intelectual, pelo sistema EaD em subsequente, como um curso pós-médio. Eu tenho a visão de que o ensino técnico é uma proposta de futuro, ele absorve e proporciona ao público a esperança de conseguir, de uma maneira mais confortável, financeiramente falando, dar continuidade aos estudos”, enfatizou o doutorando.

O Adm. Renato Ribeiro Cunha possui mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, pelo Centro Universitário Plínio Leite, e atua, desde 2008, como coordenador do curso técnico em Administração da Faetec em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Uma inspiração para escolha da sua área de pesquisa no doutorado, Ciências da Educação, e posteriormente no seu artigo/pôster premiado.

Em entrevista ao CRA-RJ, o professor explicou que para a implementação de um novo curso técnico na grade curricular do Estado é necessária a contribuição dos dirigentes públicos, pois esse processo requer uma mudança na legislação e uma nova classificação brasileira de ocupação. Além de falar sobre o seu projeto, o Administrador expressou o desejo por iniciativas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.

“Sendo implementado e absorvido, com a parceria da Faetec e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o curso certamente vai contribuir com os demais técnicos, como uma cadeia de conhecimentos. O ensino técnico é o futuro! Precisa contar com uma proposta pedagógica inovadora e estamos caminhando para isso”, concluiu o Administrador.

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro é um apoiador da expansão do ensino técnico no Brasil, reconhecendo a sua importância para a democratização do acesso de jovens e adultos à educação. Além de  contribuir com a inserção no mercado de trabalho, especialização profissional e, consequentemente, o avanço econômico nacional. O profissional Técnico em Administração e áreas correlatas é registrado na instituição desde 2017, podendo obter todos os benefícios e vantagens de exercer legalmente a profissão.

A entrevista completa já está disponível no CRA-RJ Play. Acesse e confira!

Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos