Por Josué Amador

O 29º Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração (Eprocad), promovido pelo CRA-RJ, discutiu os temas “O Futuro do Ensino, da Pesquisa e da Extensão no Brasil” e “O Futuro da Administração no Brasil”. O primeiro painel contou com apresentações dos professores Adm. Paulo César Teixeira (Grupo Lusófona Brasil), Alcides Guarino (Unirio) e Elaine Torres (Uerj), sob a mediação do Adm. Antônio Andrade, vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA-RJ. Já o segundo painel foi apresentado pelo professor Paulo Emílio (UFF) e Adm. Luiz Augusto Costa Leite, consultor organizacional, mediados pela Adm. Mara Biasi, conselheira do CRA-RJ.

O presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira foi o responsável pela abertura do evento e, ao término das apresentações, fez as considerações sobre o que foi debatido. Ele destacou a relevância dos temas, chamando a atenção para o engajamento de todos os agentes ligados à Administração profissional, uma vez que a responsabilidade de disseminar as melhores práticas de gestão não é apenas do Conselho, mas também de seus pares.

“Tenho certeza de que esse evento continuará na cabeça de cada um que participou. Foi maravilhoso e, sob o ponto de vista de sua missão e objetivos, foi amplamente conquistado. Ele mexe com a cabeça de nossos colegas e também com a própria instituição, isso que é importante, e às vezes, um evento como esse ratifica muito as coisas que estamos fazendo também”, disse o presidente.

A apresentações permearam propostas e questionamentos sobre a forma de se ensinar Administração no Brasil, realizando um comparativo com os modelos mundiais, obsolescência do corpo docente de muitas universidades, idiossincrasias institucionais, corte de investimentos em pesquisas, entre outras vertentes.

O evento teve transmissão ao vivo, e está disponível na CRA-RJ Play, na Rádio ADM RJ e no Facebook do Conselho.