O estudo apresentado por Tereza Cristina Pinheiro de Lima, Karla Kellem de Lima e Neilla de Araujo tem o objetivo de formar um profissional completo para o mercado de trabalho. Os pesquisadores destacam que o Administrador deve ser capaz de agir sem deixar de lado a ética e o conhecimento.
É preciso pensar a educação, como espaço de construção de um saber que esteja preocupado em substituir a repetição e a padronização pelo espírito inventivo, em desenvolver a curiosidade e a criatividade, acolher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade e desenvolver um exercício de liberdade responsável.
O debate sobre o tema educação e trabalho, não acontece sem contradições e conflitos. De acordo com os autores, as inúmeras receitas do mercado de trabalho para a formação de profissionais que possam atender ao mercado convergem para as seguintes características: flexibilidade, versatilidade, liderança, orientação moral e ética, capacidade de tomada de decisão, comunicação, equilíbrio emocional. Contudo, destaca a pesquisa, essas características devem estar acompanhadas de um processo que permita ao profissional construir a si próprio pelo trabalho e esse trabalho deve possuir um novo significado.