A fim de abordar o tema igualdade de gênero no ambiente de trabalho, Luciana Mello dos Santos levou ao MAM o tema “As mulheres negras na hierarquia empresarial”. A autora aborda a consciência do poder público para promover uma sociedade igualitária, mas evidencia a pouca eficácia nos ambientes empresariais.
Para ela, o Estado poderia dialogar de maneira mais direta com o setor privado a fim de estimular a elaboração e aplicação de ações reais e mensuráveis que garantissem uma maior penetração de mulheres negras em seus quadros funcionais, especificamente no topo da hierarquia, inclusive nos conselhos de Administração.
Luciana Mello Dos Santos afirma ainda que aos Administradores cabe a tarefa de reconhecer a necessidade de mapear seus quadros funcionais, identificando sem retoques a presença feminina e negra. Uma vez vencida esta etapa, deve-se elaborar e implementar ações que garantam oportunidades de desenvolvimento profissional e igualdade de condições para a ascensão destas profissionais.