Por Érika dos Anjos – Jornalista

No fim de janeiro, a 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou em segunda instância o dono de um site que distribuía gratuitamente livros de Administração, sem o devido pagamento dos direitos autorais às editoras. A Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), autora da ação, receberá o valor equivalente a 3 mil exemplares. E com o início do ano letivo, alunos de todas as instituições de ensino, do nível técnico ao doutorado, precisará de obras para pesquisa. Fique atento para não entrar nessas páginas fraudulentas e opte por utilizar mais estes benefícios oferecidos pelo CRA-RJ: biblioteca virtual e salão de leitura.

Em sua forma física, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro oferece o Salão de Leitura Beatriz Warlich, localizada no primeiro andar do Edifício Adm. Belmiro Siqueira, na Tijuca. Com espaço amplo e acessível, e funcionamento de segunda a sexta, de 9h às 18h, o local possui mais de 1.400 livros, DVDs e periódicos sobre a Ciência da Administração e assuntos análogos, além de  documentos raros da Administração. O Salão de Leitura do CRA-RJ recebeu o nome de Beatriz Warlich porque ela foi mestre e doutora pela University of Southern California (USA) e diretora da Escola Brasileira de Administração Pública (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas no período de 1962/70. Durante sua gestão, introduziu na FGV um processo democrático de escolha da diretoria. Depois que deixou de ser diretora, Beatriz continuou atuando na instituição; esteve um tempo ligada a convênios institucionais com o exterior, mas quando retornou à escola dando aulas de reforma administrativa, e recursos humanos na visão da administração pública. Beatriz Warlich faleceu em 1994, aos 79 anos.

Já a Biblioteca Virtual do CRA-RJ está hospedada dentro do site principal da instituição e conta com materiais e obras divididos em: Textos Clássicos, DASP: Revista do Serviço Público; acervo digital e documentos históricos da Administração. Estão disponíveis livros como ‘O velho turco sabido‘, artigo de Frederick Herzberg, um dos nomes mais influentes na gestão empresarial; ‘A loucura do trabalho‘, de Christophe Dejours; ‘Mito e verdade da Revolução Brasileira‘, de Guerreiro Ramos;  ‘Terceirização‘ e ‘Avaliação de Desempenho‘, do Adm. Wagner Siqueira; ‘Elementos da Administração de Pessoal‘, do Adm. Belmiro Siqueira; e muito mais. Também consta uma página com os links para diversas outras bibliotecas virtuais disponíveis gratuitamente, como Domínio Público, Projeto Gutemberg, Biblioteca Digital Mundial, entre outras.

Juntamente com os cursos da Universidade Corporativa do Administrador, visite a biblioteca ou o salão de leitura e capacite-se ainda mais para o mundo da Administração!