Campanha universitária incentiva a doação de sangue em Volta Redonda

Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos

Começa hoje (18), em Volta Redonda, a 1ª edição do “Universitário Sangue Bom”, uma campanha de doação de sangue, fruto de uma parceria entre a Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) do município e de atléticas, diretórios e centros acadêmicos das universidades locais.

Segundo a CoordJuv, o objetivo principal da campanha é incentivar a doação de sangue para o Núcleo de Hemoterapia que funciona no Hospital São João Batista, além, é claro, de mobilizar o público mais jovem a doação periódica de sangue. Para participar, o estudante deve entrar em contato com as atléticas ou com os diretórios e centros acadêmicos da sua universidade e estar de acordo com os requisitos básicos para doação de sangue. São eles:

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Para garantir a adesão do público à campanha, a Guarda Municipal local, outra parceira da ação, vai garantir transporte para os universitários que participarem da iniciativa. O transporte vai funcionar seguindo o calendário estabelecido com o hemonúcleo, com data e horário marcados, saindo dos campi das universidades ou de pontos de encontro previamente combinados.

Para esclarecer quaisquer dúvidas e para cadastro de coletivos que queiram aderir à campanha, entre em contato com o número (24) 99290-3212 e fale diretamente com a Coordenadoria Municipal da Juventude.

Doar sangue é um ato de solidariedade e empatia. Não fique de fora dessa!