Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos

O Adm. Marcelo Lima da Silva realizou a palestra “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos e as Certificações CAPM e PMP do PMI – EUA” no auditório do CRA-RJ, na Tijuca, e trouxe discussões sobre a importância do tema no mercado de trabalho.

Lima fala que é comum as organizações solicitarem certificações em seus processos seletivos e a tendência é que fiquem cada vez mais necessárias.

“Hoje já temos uma certificação para gerenciamento de projetos de pessoa jurídica. Então é claro que ainda não é cobrado em licitações esse tipo de certificação, mas em breve pode vir a ser. Assim como em processos seletivos é muito comum solicitar profissionais que tenham a certificação para gerenciamento de projetos em algumas organizações”, disse o palestrante.

O Adm. Marcelo Lima da Silva ressaltou a divisão do gerenciamento de projetos em grupos de processos e áreas de conhecimento, que é feita pelo PMI. Ele ainda salientou que é importante, pois mostra uma visão geral do início, meio e fim desses processos.

“Por que nós temos essa divisão? Porque cada processo pertence a um grupo de processos e a uma área de conhecimento. […] A divisão em grupos de processos estabelece aquilo que seria boa prática fazermos na iniciação, no planejamento, na execução, no monitoramento e controle e encerramento. Ou seja, tem uma visão cronológica do projeto”, reforçou o Administrador.

Confira a palestra completa na CRA-RJ Play.