Maria Regina Bortolini de Castro, Paulo Klingelhoefer de Sá, Livia de Oliveira Teixeira e Levi Pereira Granja analisaram o Projeto “Estação Solidária”. Trata-se de uma iniciativa integrada entre os alunos e professores dos cursos de Administração, Medicina, Nutrição e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE), e os profissionais e agentes de saúde de uma das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) em Petrópolis/RJ, cidade onde atuam as faculdades.
De acordo com a pesquisa, o Projeto nasceu como uma resposta aos problemas de saúde associados às dificuldades de geração de trabalho e renda, vivenciados na comunidade. O “Estação Solidária” possui ainda a finalidade de promover o desenvolvimento de redes sociais na comunidade de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da sua população.
As autoras destacaram que, com objetivo de formar uma sociedade baseada em um ambiente de colaboração e empreendedorismo, o Projeto “Estação Solidária” desenvolve ações de mobilização e educação para os valores e de fomento a experiências da Economia Solidária.