Atento ao fato de que os cursos de Bacharelado em Administração no Brasil continuam em expansão, e que vários cursos de MBA, de curta duração ou mesmo preparatórios de concursos públicos, são também em grande escala oferecidos no mercado, o CRA-RJ está intensificando a fiscalização junto a empresas que oferecem cursos de extensão nas áreas da Administração, com intuito de proteger a sociedade contra pessoas desqualificadas e que praticam ilegalmente o ensino, além de assegurar às IES (Instituições de Ensino Superior) e às empresas legalmente estabelecidas e registradas nos CRAs, o seu mister: ensino, educação e formação profissional de qualidade.
Alguns desses cursos são oferecidos por empresas privadas que atuam no campo do treinamento e desenvolvimento profissional, que obrigatoriamente devem ser registras nos CRAs.
O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro identificou alguns institutos de capacitação profissional que não possuem registro neste Conselho. Num deles, prometem “capacitar” pessoas para exercerem funções executivas, em jornadas com duração de 12 sábados, aceitando entre os seus alunos pessoas que têm apenas o ensino médio.