Adm. Rita Lima

Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos |

Nesta semana, o CRA-RJ promoveu diversos eventos, como palestras e Encontro de Administradores (Encad). O Conselho sempre busca trazer inovações e conhecimento sobre a Ciência da Administração, portanto, fique ligado nas novidades!

Começando a semana, a Comissão Especial de Governança Corporativa do CRA-RJ trouxe a palestra “O Administrador e as perspectivas da Governança Corporativa e do Compliance”, que contou com a participação do Adm. Luiz Felix, membro da Comissão; Claudio Manfredi, mestre em Administração; André Dias, mestre em Economia; e Ronaldo Granha, professor. A palestra trouxe visões, experiências e conhecimento sobre essas áreas de atuação do profissional da Administração.

“Governança Corporativa e o Compliance são vitais para gestão atual das empresas. Basicamente, pelo histórico recente que tivemos, tanto no Brasil, quanto no exterior, fica muito claro que é necessário ter mecanismos de acompanhamento e monitoramento das ações operacionais no dia a dia das empresas”, salientou André Dias.Governança Corporativa e Compliance

No dia 24, a Comissão Especial de Administração de Condomínios do CRA-RJ realizou a palestra “Visão geral do mercado condominial” e tratou da situação da área atualmente. Para falar sobre o tema, estiveram presentes: a Adm. Marcia Montalvão, coordenadora da Comissão, o Adm. Rafael Velloso e o Adm. Reinaldo da Costa Pereira da Silva, membros da Comissão, e como palestrante convidado o Dr. Alexandre Franco, presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB do Estado do Rio de Janeiro.

“Esse mercado hoje começa a ser muito substituído pelo síndico profissional ou pelo menos por profissionais. A gente sabe que o síndico, o tamanho do mercado do síndico morador está encolhendo e o tamanho do mercado do síndico profissional está crescendo vertiginosamente. […] Muitos de vocês devem pensar ‘mas o que é isso?’. O CRA-RJ, a Casa do Administrador, está aqui exatamente para tentar ajudar todos nós a podermos aprender um pouco mais sobre o que é o estudo sobre condomínios”, disse o Adm. Reinaldo da Silva.

Já no dia 25, o dia foi cheio! Começou com a Adm. Rita Lima, membro da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, ao presentar, pela manhã, a palestra “Desconstruindo o Marketing pessoal”, aproximando o profissional da Administração da gestão eficiente da imagem e conhecimento das mídias digitais. E, à noite, o Administrador André Carvalho realizou um ‘Estudando com o Autor’ sobre “Pejotização: a empresa individual como força de trabalho”, em que abordou esse estudo nas organizações.

Encad de Teresópolis“Minha missão é trazer elementos que possam fazer com que haja uma reflexão, um conhecimento e quem sabe, ajudar não só os profissionais que estão no mercado procurando se reposicionar, como aqueles também que querem ingressar no mercado através de uma construção de marketing mais assegurada e mais atual”, ressaltou a Adm. Rita Lima.

“É um assunto muito importante porque retrata as transformações do mundo do trabalho, as transformações contratuais, as formas emergentes de contratação. A gente tem tradicionalmente o emprego, que é o vínculo de carteira assinada, os empreendedores, outros modelos de contratação, como terceirização e estagiários… Enfim, são várias formas que a empresa pode compor a força de trabalho”, reforçou o Adm. André Carvalho.

No dia 26, o CRA-RJ promoveu o Encontro de Administradores de Teresópolis e apresentou as palestras “Tendência e oportunidade para o Administrador na Era digital”, ministrada pelo Adm. Hélio Meirim, coordenador da Comissão de Logística do CRA-RJ e “O Administrador na Era Digital”, ministrada pelo Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral da UCAdm e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro.

Vale a pena lembrar que, no mês de outubro, que começa na semana que vem, vai começar a Jornada Carioca de Gestão no Esporte. Não perca a oportunidade de aprender sobre a área com especialistas. Faça já a sua inscrição!