Por Josué Amador |

Estudantes do curso de Administração da PUC, campus de Contagem – Minas Gerais, visitaram a sede do CRA-RJ, na Tijuca, para conhecerem um pouco de seu funcionamento, as tecnologias aplicadas, a gestão de processo e de pessoas, entre outros aspectos da instituição. Cerca de 50 estudantes assistiram a palestras sobre o Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa), seus recursos de Rede Social Corporativa, ADM Empregos, Acervo Técnico, intelectual e Funcional, além de outras ações voltadas exclusivamente para os estudantes.

O estudante Igor Heringer dos Santos Góes, que cursa o 5° período, ficou entusiasmado em ver que há alta tecnologia aplicada na gestão do Conselho da profissão que ele escolheu seguir.

“Eu estou achando que o CRA-RJ está totalmente linkado à Revolução 4.0, deixando um ambiente virtual intuitivo, com uma conectividade maior entre os profissionais e o próprio conselho. Nós estamos em um mundo cada vez mais digital, mais conectado e que se modifica cada vez mais rápido e, querendo ou não, isso [tecnologia] auxilia bastante na tomada de decisão, nos cursos, na informação chegando de forma cada vez mais rápida na palma da mão e com fácil acesso”, disse o graduando.

O presidente do CRA-RJ, Adm. Wallace Vieira, destacou o pioneirismo da entidade em repartir conhecimento para o engrandecimento da profissão.

“Sempre foi uma tradição do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro compartilhar e democratizar conhecimento e processos, como uma atitude voltada para o viés humanístico de democratizar aquilo que o CRA conscientemente produziu e que pode distribuir, numa gestão participativa, esse saber para os demais estados”, explicou o presidente.

O Adm. Luciano Fernandes Novaes, que faz parte da coordenação dos cursos de Administração da PUC Minas, chamou a atenção para o fato de que a distância não pode impedir a busca pelo saber.

“Essa busca não é porque é uma novidade, pois ela sempre existiu. Mas hoje, o conhecimento aliado à tecnologia traz um diferencial para o profissional da Administração. Nós viemos ao Rio de Janeiro, numa visita técnica, e fizemos questão de passar por aqui, porque o CRA do Rio é uma referência para nós e, eles convivendo com esse ambiente, vão trazer um reforço maior para as suas competências e levar isso para a carreira”, disse.

Já o coordenador do curso de Administração, Adm. Pedro Augusto Xavier de Assis, destacou a necessidade de haver, cada vez mais, integração entre os estados.

“O objetivo da nossa visita foi trazer nossos alunos no Conselho Regional de Administração de um outro estado para que eles pudessem perceber a importância da sua profissão de forma integrada. Ou seja, para que eles percebam a importância, não só de sua formação acadêmica, mas também da sua luta, enquanto parte de uma categoria profissional”, defendeu o coordenador.

Quem deseja fazer uma visita técnica ao CRA-RJ com turma de graduandos devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e agendar dia e horário.