Dez erros dos entrevistadores

Dicas para profissionais e estudantes que estão em busca de uma oportunidade são publicadas constantemente por editorias voltadas para o mercado de trabalho, de sites, revistas e jornais. Mas, os profissionais que atuam na seleção de pessoal também devem ficar atentos para não cometerem gafes. A revista Melhor Gestão de Pessoas apontou os deslizes mais comuns.
 
Falar mais do que ouvir – O recrutador deve falar sobre a vaga, as atividades e a atuação da empresa, mas deve oferecer ao candidato tempo suficiente para que ele fale sobre suas atribuições, experiências e os motivos pelos quais deseja trabalhar na empresa.
 
Não ler o currículo antes da entrevista – “O processo de triagem é essencial para otimizar o tempo do recrutador e evitar entrevistas desnecessárias”.
 
Fazer perguntas/testes esdrúxulos  – “O recrutador deve estar atento aos fatos e qualidades profissionais do candidato, não em saber se ele é do signo de gêmeos ou sagitário”.
 
Atrasar – O recrutador que não atende o profissional na hora marcada faz com que ele não trate a oportunidade e a empresa com seriedade.
 
Não considerar funcionários da empresa para o cargo – Valorizar o profissional interno é muito importante. Ele já está adaptado aos colegas, aos procedimentos e à cultura da companhia.
 
Fazer perguntas óbvias... – “… e esperar respostas que digam muito sobre o candidato. Exemplo: qual o seu defeito?  Resposta: perfeccionismo”.
 
Processos seletivos muito longos – “É cansativo para o candidato e para o recrutador, além de caro para a empresa”.
 
Não considerar as habilidades comportamentais – “É importante avaliar a habilidade do profissional de se relacionar com colegas e superiores. Saber inspirar a equipe e gerar um clima organizacional favorável à conquista de bons resultados”.
 
Não pensar no longo prazo – Imaginar a carreira do selecionado na empresa é de suma importância para acertar na escolha
 
Não usar as redes sociais – O recrutador pode traçar um perfil mais apurado do profissional a partir das redes sociais e evitar custos e perda de tempo.
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