No dia 06 de outubro, celebramos o Dia do Tecnólogo em todo território nacional. Profissionais extremamente capacitados, que fazem a diferença no avanço e crescimento das organizações, e no desenvolvimento da Ciência da Administração. O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro foi o primeiro do sistema CFA/CRAs a registrar esses profissionais e a ter Tecnólogos como conselheiros e diretores da instituição.
Os cursos superiores em tecnologia surgiram no Brasil em 1970. Porém, foi somente nos anos 90, através da regulamentação dos artigos 39 a 57 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e outros decretos que instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, que a demanda por essa modalidade de ensino cresceu e conquistou o seu espaço nas instituições.
De acordo com o último Censo da Educação Superior, entre 2009 e 2019, os cursos de grau tecnológico registraram um crescimento percentual de 132,5%, o maior em comparação aos cursos de bacharelado e licenciatura. Ainda segundo a pesquisa divulgada em 2019, os cursos de Gestão de Negócios, Logística, Turismo e Marketing estão entre os 10 maiores cursos de graduação tecnológica em números de matrículas ativas.
No Sistema CFA/CRAs, o Conselho Federal de Administração, mediante Resoluções Normativas (RN) específicas, regulamentou, entre 1978 e 1989, o registro dos Tecnólogos nas áreas da Administração. O registro foi interrompido por um tempo, mas em 2009 o Sistema optou por reeditar as RNs amparado em sua prerrogativa legal de regulamentador do exercício nos campos da Administração. No mesmo ano, o CRA-RJ foi o primeiro dos Regionais a registrar Tecnólogos e, mais tarde, a convidá-los para os cargos de conselheiros da instituição, como foi com a Tecnol. Patrícia de Arvellos e o Tecnol. Waldir Irineu Júnior, o primeiro Tecnólogo a assumir um cargo na Diretoria Executiva do CRA-RJ.
Para Waldir, é notória a importância e o impacto dos profissionais tecnológicos no mercado de trabalho, visto que a sua formação é mais rápida em relação aos demais bacharelados.
“Esse profissional é capacitado não somente a nível de conhecimento teórico, mas também da prática. É um curso que prepara os alunos para serem inseridos no mercado de trabalho. Antigamente existia uma discriminação com o curso, alegando que não tinha a mesma validade que os cursos ‘tradicionais’. Porém, hoje, cada vez mais as organizações buscam por Tecnólogos, pois ele se forma muito mais rápido, possuindo grandes competências e conhecimentos”, salientou o diretor de Registro Profissional.
Já a Tecnol. Patrícia de Arvellos, que possui especialização em Recursos Humanos, destacou que, apesar do curso ser desenvolvido em um tempo menor, a grade curricular é bem abrangente e prepara o profissional como um todo.
“Um Tecnólogo em Recursos Humanos, que é o meu caso, tem uma condição muito boa para atuar no mercado pois ele aprende todos os subsistemas e as áreas dentro do RH, como folha, atração e seleção, remuneração, benefícios. Ele sai do curso um generalista na área e a partir daí pode se especializar através de uma pós-graduação, cursos complementares e afins”, ressaltou a conselheira suplente do CRA-RJ.
Desafios
Atualmente, um dos principais desafios encontrados pelos profissionais de diversas áreas, incluindo a Administração, é conseguir se manterem atualizados frente às constantes mudanças e atualizações no mercado. Segundo o Tecnol. Waldir Irineu Júnior, essa não é uma particularidade da modalidade tecnológica e “o profissional precisa estar atento às mudanças, pois, uma vez formado, não significa que não precise de uma requalificação”.
Baseado nesta realidade, os desafios para a requalificação profissional foi o tema central do XIV Encontro de Profissionais de Administração, promovido pelo CRA-RJ em setembro deste ano. O assunto foi amplamente discutido por diversos especialistas em palestras, painéis e mesa-redonda. Toda a programação está disponível, na íntegra, na CRA-RJ Play. Clique aqui e confira.
Os tecnólogos registrados no CRA-RJ, além de atuarem de acordo com a Lei, também recebem a Carteira de Identidade Profissional (CIP) e possuem diversos benefícios exclusivos, como acesso gratuito aos cursos da UCAdm, Orientação Sociojurídica, Clube de Serviços, página exclusiva no ADM Perfil & Negócios e muito mais.
Acesse o Autoatendimento do CRA-RJ e solicite já o seu registro profissional.
Por Gleici Monteiro
Sob orientação de Érika dos Anjos