Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Com supervisão de Érika dos Anjos

Você sabe lidar com o seu dinheiro?

É fundamental saber lidar com dinheiro e fazer ele render, mas isso deve ser feito antes mesmo do jovem entrar no mercado de trabalho, como garantiram os participantes do programa Unidiversidade do Canal Saúde da Fiocruz, sobre o tema Educação Financeira. O debate contou com a presença do Tecnól. Gilvan Bueno, membro da Comissão Especial de Finanças do CRA-RJ; Tanira Castro, gestora do Sebrae/Rio; Julio Cesar Dahbar, analista da CVM; Ana Beatriz Moares, economista e Daniela Pires, master coach, e mostrou formas eficazes de fazer esse controle, quando iniciar e a importância desse assunto ser obrigatório no ensino privado e público.

Um dos assuntos debatidos foi sobre como fazer o jovem ter interesse e incentivo para fazer o seu dinheiro render. Para o Tecnól. Gilvan Bueno, as instituições privadas têm iniciado esse processo, mas é fundamental que isso seja ensinado de forma eficiente nas públicas também, a fim de que todos tenham acesso a esse conhecimento.

“É importante destacar que algumas universidades e cursos estão construindo esse raciocínio. Então, o CRA-RJ vem fazendo um trabalho muito específico e bonito de embasar isso”, destacou o Tecnólogo, que também ressaltou a importância desse incentivo para o formando:

“O Brasil precisa reformular as formas de ensinar Educação Financeira. Ela deve ser uma matéria obrigatória, porque o jovem sai da vida acadêmica, adquire um trabalho, recebe o salário e não começa a gerenciar”, disse.

Na Universidade Corporativa do Administrador você tem acesso a cursos sobre Educação Financeira, Empreendedorismo, Liderança, entre outros.

Você também pode conferir o debate completo no Canal Saúde e conhecer mais sobre o tema no CRA-RJ PlayRádio ADM-RJ e no site do CRA-RJ.