Encad de Teresópolis: Tendências e oportunidades em Logística da Era Digital

Por Josué Amador

O coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ, Adm. Helio Meirim, concedeu entrevista sobre as tendências e oportunidades para profissionais logísticos na Era Digital. Este também é o tema do Encontro de Administradores de Teresópolis, que vai acontecer no dia 26 de setembro, às 18h30, no Auditório da Alterdata.
Meirim destacou que é necessário entender as tecnologias digitais apenas como ferramentas utilizadas para se chegar aos objetivos finais. Para ele, também é necessário não se limitar ao mundo virtual online, mas ver sua aplicabilidade e eficiência no mundo real, no dia a dia de pessoas e organizações.

“Acho que a gente está vivendo uma grande transformação, principalmente nos modelos de negócios, e aí a tecnologia surge como uma aliada. O que a gente percebe é que, muitas das vezes, acha-se que a revolução digital está calcada no aplicativos ou nos smartphones, mas eles são as ferramentas. O que precisamos entender é que estamos vivendo um novo momento, que exige mudança de mindset, que as empresas tenham cada vez mais propósitos diferenciados e oferecer produtos que agreguem valor ao cliente. E, para isso, a tecnologia é uma ferramenta que pode ser usada”, disse.

O Administrador ainda falou sobre oportunidades e empregabilidade. Contrário aos mais pessimistas, Meirim acredita que pode não reduzir as vagas de emprego, mas sim gerar qualidade de vida, dependendo da qualificação de cada profissional.

“A minha percepção é a de que vai haver um deslocamento da força de trabalho. Em vez de se ter operários com era o Charlie Chaplin, lá no filme Tempos Modernos, apertando parafuso, vai ter robôs fazendo essa atividade e o Charlie Chaplin vai ter que buscar uma ocupação diferenciada. Ele vai ter que se tornar um programador do robô, um analista de dados e informações. O grande dilema que a sociedade vive atualmente é exatamente esse: ‘Será que vai ter emprego para todo mundo?’. Talvez, a gente possa ter uma redução de jornada de trabalho para todo mundo e a gente possa ter mais oportunidade de ficar com a nossa família e desfrutar mais o lazer”, ponderou Meirim.

Ele ainda aconselhou que os profissionais valorizem eventos, workshops, palestras, entre outras capacitações diversas para se manterem atualizados quanto ao que está acontecendo no mundo. Somente assim, será possível se manter ativo no mercado de trabalho de forma eficiente e inovadora.

A entrevista completa pode ser conferida na CRA-RJ Play e na Rádio ADM RJ.

Em breve, as inscrições estarão disponíveis no Calendário de Eventos do site do CRA-RJ.