Apesar do momento atípico de pandemia, o Censo Escolar de 2020 demonstrou um crescimento contínuo no ensino profissionalizante do país. Os cursos voltados para gestão e negócios estão entre os mais procurados no último ano, mostrando que o jovem brasileiro busca a entrada rápida no mercado de trabalho.

Divulgada no início desse ano, a primeira etapa do Censo Escolar de 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstrou que o ensino profissional deu continuidade ao crescimento apresentado nos últimos anos. Segundo a pesquisa, as matrículas dessa faixa subiram 1,1%, em comparação com 2019, chegando a marca de 1,9 milhão. 

Ao todo foram contabilizadas 1.936.094 matrículas ativas em 2020, sendo mais da metade delas na rede pública de ensino, posteriormente à conclusão do ensino médio. Entre os cursos mais procurados estão ambiente e saúde em primeiro lugar, seguidos por gestão e negócios com mais 300 mil matrículas registradas.

Importante ressaltar que a segunda etapa do Censo Escolar 2020, que é responsável por coletar os dados de rendimento e movimentação dos alunos, teve início nesta segunda-feira (22). Esta fase contará com um novo bloco de informações sobre as estratégias adotadas pelas instituições de ensino referentes às adversidades impostas pela pandemia.

O Adm. Agamêmnom Rocha Souza, vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisa do CRA-RJ, defendeu a importância do ensino técnico em Administração durante o início da carreira profissional e a sua contribuição nos cursos de graduação.

“É muito comum entre os meus alunos da graduação haver estudantes oriundos do técnico de Administração, o que facilita o ensino de algumas disciplinas do curso pois eles já possuem uma bagagem de conhecimento. É um curso muito bom, eclético, dinâmico e muito procurado pelas empresas em nível de estágio. Nós do CRA-RJ o apoiamos e, sempre que possível, realizamos visitas aos polos de ensino.” enfatizou o Administrador e professor.

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro é um apoiador da expansão do ensino profissionalizante no Brasil, pois reconhece a sua importância para a democratização do acesso de jovens e adultos à educação. Além de  contribuir com a inserção no mercado de trabalho, especialização profissional e, consequentemente, o avanço econômico nacional. O profissional Técnico em Administração e áreas correlatas é registrado na instituição desde 2017, podendo obter todos os benefícios e vantagens de exercer legalmente a profissão.

Já os estudantes da área da Administração podem solicitar o seu registro no CRA-RJ através do Sifa, e aproveitar os cursos de capacitação disponíveis gratuitamente na Universidade Corporativa do Administrador

É o CRA-RJ investindo no crescimento e na capacitação dos seus registrados, sejam eles formados ou futuros profissionais da Administração. 

Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos