Especialistas falam sobre o uso do marketing na reconstrução da imagem organizacional

Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos

O Adm. Miguel Marun e o Adm. Firmino Carneiro, membros da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, participaram de uma entrevista sobre papel do Marketing na recuperação da imagem organizacional diante de crises ou acontecimentos que acabam reduzindo a confiabilidade de algumas instituições.

Para o Adm. Miguel Marun, a primeira ação que as empresas devem tomar ao tentar recuperar a imagem é se posicionar em relação ao que ocorreu, passar as informações corretas e ser transparente.

“Eu defendo sempre a transparência e a verdade. Então, quando acontece algum problema e a culpa é da empresa, o primeiro papel seria assumir o erro, mas infelizmente não é o que acontece”, salientou o Administrador.

O Adm. Firmino Carneiro fala sobre a posição que a Vale tomou após a tragédia em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro desse ano. Para ele, a empresa mudou a forma de fazer seu marketing para tentar tirar a imagem do desastre.

“Ela [Vale] está trabalhando como se fosse um marketing social, pagando o horário mais caro da televisão brasileira, para fazer uma propaganda em que diz estar buscando acordos, pagando as vítimas, que está fazendo isso e aquilo. Ou seja, está tirando aquela imagem da desgraça do que aconteceu, para a imagem de uma empresa que está preocupada com as pessoas”, ressaltou o Administrador, que informou também que a instituição deve se mostrar transparente e que as ações devem ser notadas pelas pessoas que estão diretamente envolvidas também.

Confira a entrevista completa na Rádio ADM-RJ.