Por Josué Amador |

Estudantes da Administração têm se destacado no campo do empreendedorismo com a utilização da tecnologia disponível, em tempo de pandemia e reformulação social. Os graduandos em Administração Charbel Tauil e Francisco Saraiva, que estão no 5º período do curso, são exemplos. Eles criaram a plataforma YBY – um ‘Mercado Online que tem por objetivo potencializar a visibilidade de todos aqueles que acreditam numa comercialização de commodities eficiente’, conforme definição da própria página da empresa.

Tauil explicou que juntou conhecimentos com o amigo para aplicarem o conceito de empreender, ‘que seria atravessar um mar turbulento, ver um problema e buscar solucioná-lo’. Assim, aproveitaram a diversidade que o Brasil possui em termos de ideias, informações, ideais, entre outras coisas, e começaram a desenvolver algo que otimizasse o mercado agro, tanto para o produtor rural quanto para o consumidor final.

Charbel Tauil – estudante de Administração

“A YBY Online veio junto com um amigo meu, o Francisco, que era de Minas. A gente se encontrou na empresa júnior. Ele entendendo muito do Agro e de tecnologia, e eu, de Niterói, não tinha ideia do que acontecia no agronegócio, mas entendia de Marketing, de como otimizar um processo de compra e venda. Então, a partir do momento que a gente confrontou nossas ideias, visualizando o mesmo problema e objetivo, conseguiu desenvolver uma solução. A YBY mostra isso, é o ato de empreender, de querer fazer diferente, independentemente do local onde você está”, disse.

De forma gratuita, a plataforma conecta compradores e vendedores de diversos tipos de mercadorias agro, além de oferecer acesso às ‘principais notícias e cotações do mercado’, em tempo real. O estudante e empreendedor ainda destaca o papel da Administração e sua importância para aqueles que desejam investir em seu próprio negócio. Para ele todas as ferramentas apresentadas potencializam as ações desenvolvidas.

Francisco Saraiva – estudante de Administração

“Eu gosto muito de falar que a Administração é um estudo 360 graus para você fazer qualquer projeto. O nosso produto é tecnologia que vai impactar pessoas, otimizando o processo de compra e venda. E quando a gente fala disso, é preciso analisar se, de fato, tem essa demanda de pessoas no online e quais são os fatores econômicos que giram ao redor delas […]. A Administração entra no Marketing e no estudo geográfico, por exemplo. Ela também vai muito além do simples ato de colocar um projeto no papel, porque direto nas pessoas. E quando se trata de pessoas, trata-se de expectativas, onde temos que alcançá-las ou superá-las para nosso produto dar certo,”, defendeu Tauil.

Os estudantes que desejam estar por dentro do que acontece no mercado de trabalho e dos processos de Gestão aplicados na prática tem acesso a cursos exclusivos da Universidade Corporativa do Administrador, entre outros serviços oferecidos pelo CRA-RJ gratuitamente. É só fazer o cadastro para a obtenção da Carteira do Estudante da Administração.