Se você acabou de concluir os estudos em Administração e áreas correlatas, no bacharelado, tecnólogo ou técnico, provavelmente já ouviu falar sobre a importância do registro regular junto ao órgão fiscalizador para o pleno exercício da sua profissão. A novidade é que o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro ajuda os recém-formados na obtenção do registro profissional pagando a metade do valor da primeira anuidade, quando o solicitado dentro dos primeiros 60 dias corridos após a sua colação de grau.

Essa é uma iniciativa que busca incentivar o registro profissional, enfatizando sua importância para o pleno exercício da profissão no mercado de trabalho, e a interação de estudantes e profissionais Administração com o seu Conselho, como ressaltou a vice-presidente de Fiscalização e conselheira do CRA-RJ, Adm. Renata Motta Vasconcelos.

“Eu sempre acreditei na importância de estarmos registrados no nosso conselho de classe, pois para além da obrigatoriedade, é uma questão de pertencimento, de fazer parte de algo maior e trabalhar pelo nome de uma profissão. Eu estive muito presente no CRA-RJ no início da minha vida profissional, com as atividades, palestras e eventos realizados. Tudo o que eu pude absorver foi muito importante para mim e para minha carreira. Além de estar de acordo com a lei, o profissional ainda pode aproveitar os diversos benefícios disponibilizados” enfatizou a Administradora.

Além de estar apto para exercer a sua profissão, o profissional registrado no CRA-RJ tem a sua disposição ferramentas capazes de contribuir para a sua colocação, ou recolocação, no mercado de trabalho, como o ADM Empregos, uma plataforma de divulgação de vagas disponível  no Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento. O registrado também pode contar com os cursos de capacitação gratuitos da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm) para aprimorar o seu currículo, deixando-o mais atrativo para os recrutadores.

O Conselho também disponibiliza uma rede social corporativa para os seus registrados investirem em um networking, ou seja, uma rede de contatos profissional, além dos descontos especiais para profissionais da Administração no Clube de Serviços CRA-RJ. Ao todo são mais de 30 categorias de ofertas disponíveis no clube, nas áreas de educação, informática, livros, cursos, consultoria, advocacia, além de diversos outros benefícios.  

Como se registrar

Para obtenção do Registro, o bacharel em Administração ou egresso dos cursos que necessitam o registro no CRA-RJ deverá acessar o Autoatendimento, anexando os seguintes documentos digitalizados:

1 – Diploma: frente e verso, na falta do diploma, a declaração de conclusão do curso com a data de colação de grau;
2 – Carteira de  identidade (RG);
3 – CPF;
4 – Comprovante de residência.

Caso o profissional ainda não tenha o diploma em mãos, será expedida uma carteira de Identidade Profissional (CIP) provisória com validade de dois anos. Dentro desse prazo, o profissional deverá apresentar o diploma devidamente registrado nos órgãos competentes, para emissão da CIP definitiva.

Se você acabou de completar os seus estudos na área da Administração, não perca tempo. Garanta já o seu desconto e aproveite todos os benefícios que o CRA-RJ oferece.

Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos