Google vai distribuir bolsas de estudos para cursos focados em tecnologia

Google vai distribuir bolsas de estudos para cursos focados em tecnologia

 

Por Bismark Alves

sob orientação de Érika dos Anjos

 

Os estudantes que sonham em ser profissionais em áreas de alta demanda no mercado de trabalho receberam uma ótima oportunidade para aprimorar suas formações. O Google, em parceria com o CIEE, vai distribuir 500 mil bolsas de estudos em cursos voltados à tecnologia: Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos e Design UX, com 200 horas de aulas cada um. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de julho, pelo site do CIEE. 

 

Na primeira etapa, a empresa oferecerá 30 mil bolsas e o recomendado é que o aluno reserve cerca de 1h30 por dia, para concluir o curso no período de seis meses em que ele ficará disponível. O curso de Suporte de TI já estava disponível desde 2019, já os demais foram liberados pela Google no Brasil somente em maio deste ano, todos disponibilizados na plataforma de ensino Coursera. Os cursos podem ser realizados por qualquer pessoa que pagar a assinatura na plataforma, mas serão liberados de graça para aqueles que irão receber a bolsa de estudos, com prioridade a pessoas negras, LGBTQIAP+, mulheres e a população de baixa renda. 

 

Requisitos para ser considerado para a bolsa

 

  • Ter a partir de 18 anos;
  • Ser estudante ou formado no ensino médio ou curso técnico, ou estar cursando ensino superior;
  • Ter  interesse em atuar com tecnologia; 
  • Ter um dispositivo com acesso à internet;
  • Ter conta de e-mail para se inscrever no processo seletivo, fazer o cadastro na plataforma, fazer a matrícula no curso e receber as comunicações;
  • Não ser colaborador ou estagiário do CIEE, Google ou Coursera.

 

Das 30 mil bolsas disponibilizadas nesta etapa, 2 mil serão destinadas a pessoas transexuais, com o objetivo de incentivar a inclusão social e no mercado de trabalho. Um levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) aponta que 72% desse grupo não possui ensino médio e 56%, ensino fundamental. 

 

Processo de candidatura e seleção 

 

O processo de inscrição e seleção será realizado pelo CIEE One, uma plataforma que realiza testes para saber se seu perfil combina com o perfil do curso escolhido. Se houver um acerto, basta se candidatar ao curso e aguardar uma resposta sobre a liberação da bolsa, com o curso podendo ser realizado em até seis meses, período em que os selecionados terão uma monitoria exclusiva que os ajudará nas aulas. Após a conclusão, os estudantes receberão um certificado feito pela Coursera. 

 

Não perca essa oportunidade e clique aqui para se inscrever.