Por Josué Amador |

A Comissão Especial de Administração de Serviços em Saúde do CRA-RJ promoveu o IX Encontro de Administração em Saúde, na sede do Conselho, na última quarta-feira (27). O evento contou com as participações especiais do Adm. Wallace Vieira, presidente do CRA-RJ; da Adm. Fátima Ribeiro, coordenadora da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ; e do Prof. João Becker, diretor do Departamento de Comunicação e Marketing da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj), entre outras autoridades da área.

O tema central do Encontro foi “Gestão de Redes de Atenção à Saúde – Transformação Organizacional e Geração de Valor” e contou as apresentações das palestras: “A Rede SUS”, com o Leonardo Carap, membro da Comissão Especial de Administração em Serviços de Saúde do CRA-RJ; “A rede de prestadores de uma Operadora de Planos de Saúde”, com o Adm. José Cleber Nascimento Costa, diretor administrativo do Grupo Notre Dame Intermédica; “A rede de hospitais federais de ensino sob gestão da EBSERH”, com o Coronel Eduardo Chaves Vieira, diretor vice-presidente da EBSERH; e “Uma Rede de Hospitais Privados”, com a médica oncologista Helidea de Oliveira Lima, diretora de Qualidade Assistencial da Rede D’Or São Luiz.

Em sua participação, o presidente do CRA-RJ destacou o papel relevante do profissional da Administração para o resultado final da prestação de serviços de saúde. Ele também falou sobre ações que o Conselho tem desenvolvido em prol da saúde física e emocional dos trabalhadores, como por exemplo um programa que visa minimizar os impactos gerados pela inatividade de algumas pessoas, em decorrência da aposentadoria compulsória.

“Quero dizer da nossa imensa satisfação de tê-los aqui e que em nosso projeto, voltado para a consultoria online, a área de saúde tem que ocupar um espaço muito grande na orientação dos nossos Administradores e de nossa profissão. Temos que pensar não só na consultoria organizacional e de processos, mas pensar também nesse tipo de orientação no campo da saúde”, disse.

A Administradora Fátima Ribeiro fez agradecimentos a toda Comissão de Administração em Serviços de Saúde pelo empenho em realizar o evento, e ao CRA-RJ pelo apoio ao longo dos acontecimentos. Com mais de 30 anos de atuação neste segmento, ela chamou a atenção para urgência que há em abordar a gestão prática das organizações de saúde no dia a dia.

“Vemos que as unidades de saúde precisam de gestão. Nessa minha militância de muitos anos na área de saúde, vejo que é exatamente isso que falta e nós precisamos falar, botar isso pra fora. ‘Ah, o Brasil está sem verba para a saúde’. Então eu digo assim: é difícil, mas o problema não é só verba, não é só dinheiro, mas falta de gestão. Sem medo de errar, eu falo que enquanto houver política na saúde, não teremos política de saúde”, disse a Administradora.

O Prof. João Becker falou dos desafios dentro das instituições de saúde, principalmente por se tratar diretamente com vidas humanas e também apontou a necessidade da participação de um Profissional da Administração nas organizações deste segmento.

“O diretor médico está muito focado na questão da assistência ao paciente e, muitas das vezes, é fundamental um bom gestor administrativo justamente para fazer esse plano operacional, gestão de risco. […] Discutimos isso na Associação de Hospitais e vamos voltar a falar da necessidade de ter um gestor com um olhar diferente. Quer dizer, um diretor médico, um diretor-geral, estão dentro de um processo global e outro diretor que vai ver a gestão das pessoas, de resíduos sólidos, do processo de compras, todo esse encaminhamento que é fundamental e que, muitas das vezes, não tem na organização”, salientou Becker.

Em breve, todas palestras e considerações apresentadas durante o evento, podem ser conferidas gratuitamente na CRA-RJ Play.