O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu a palestra “Logística para Pequenas e Médias Empresas” no dia 15 de outubro, no auditório Adm Gilda Nunes, na sede do CRA-RJ. O tema foi abordado pelo coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ, Adm. Hélio Meirim, que apontou os melhores caminhos para que as empresas de menor porte consigam atender bem seus clientes.
De acordo com Meirim, a intenção de debater o assunto surgiu durante conversas com empresários sobre a entrega de produtos e serviços ao cliente final. Em certo momento, um deles disse só era possível ter plano de logística em grandes empreendimentos, o que provocou a necessidade de reflexão.
“Eu disse para meus amigos que havia como aplicar a logística em pequenas e médias empresas e um deles me perguntou como. Eu ainda não sabia exatamente a resposta, mas comecei a me dedicar ao tema e a desenvolver estratégias adequadas”, disse.
Segundo Meirim, para evitar maiores problemas no percurso entre a solicitação do produto e sua entrega, é preciso que haja a melhor comunicação possível entre todos os setores. Pois, às vezes, o empresário e o gerente sabem o que e como o cliente quer alguma coisa, mas não transmitem a informação para toda a equipe. Logo, em alguma etapa haverá problemas, o que refletirá no prazo de entrega.
“Um pai que compra um brinquedo para o dia das crianças, por exemplo, não quer recebê-lo no dia 5 de outubro, porque ficará com pena do filho e entregará antes do tempo. Mas também não quer a mercadoria no dia 13. Ele quer tê-la em mãos no dia 11. Cabe ao empresário fazer isso acontecer”, argumentou Meirim.
Outro ponto que o palestrante destacou é a necessidade de o empreendedor sempre ouvir o que o comprador final deseja para se adequar à realidade dele e da comunidade onde ele reside ou atua.