Na crise, o marketing deve se adequar e procurar ferramentas inovadoras

Membros da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ participaram de entrevista sobre o mercado varejista em épocas festivas, que é um tema muito relevante para os profissionais. Diante disso, o Adm. Luiz Henrique Santos e o Adm. André Acioli, coordenador e membro da Comissão respectivamente, ressaltaram a importância do marketing estar alinhado à Administração.

“Todo o processo da Administração está envolvido nisso, não adiantar criar a estratégia de marketing se você tem problemas financeiros e de gestão. E não tem como fugir da crise econômica ao qual o país está se recuperando, mas a gente ainda continua sentido essa dificuldade do mercado varejista e do mercado como um todo”, garantiu o Adm. Luiz Henrique Santos.

Para o Adm. André Acioli, o marketing aos poucos se adequa ao novo mercado, mas também o consumidor se torna mais exigente nesse meio, evitando um consumismo exacerbado e sendo mais seletivo em suas compras. Diante disso, o Administrador ressaltou que a quantidade deixou de ser tão relevante quanto à qualidade, então o marketing deve buscar esse entendimento.

“O marketing existe para equilibrar oferta e demanda. Por mais que você tenha oferta de produtos, a demanda só vai conseguir ser característico se o seu público-alvo tiver poder de compra. […] O mercado consumidor está muito mais antenado com tudo o que acontece ao seu redor, ele está mais exigente e escolhe mais o que vai comprar”, salientou o Administrador.

Confira a entrevista completa no CRA-RJ Play ou ouça na Rádio ADM RJ.