
O evento fez parte da programação de comemorações referentes ao mês do profissional da Administração, cuja regulamentação foi realizada no dia 9 de setembro de 1965, por meio da Lei 4.769, e contou também com a participação massiva de estudantes e profissionais da área.
O Adm. Wagner Siqueira considerou o evento muito importante para a formação de uma base reflexiva entre os gestores, em todos os níveis e tipos de instituição. Em protesto à má gestão pública nacional, ele falou sobre a tragédia que destruiu o Museu Nacional, no último dia 2 de setembro.
“O país vive sem perspectiva de gestão e nesse tempo que vivemos, onde precisamos definir nossos novos caminhos, a pergunta que se coloca para o Brasil é: Será que vamos ficar fora da 4ª Revolução Industrial, da Economia 4.0?’. As circunstâncias que cercam o Brasil mostram que um incêndio [do Museu Nacional] é apenas a expressão máxima e mais recente do descaso. Não é só a destruição de um museu, é a incineração de toda a cidadania brasileira. E o pior é o que os maiores responsáveis por aquilo são os gestores. Isto não é um problema meu somente, mas de todos nós”, disse Siqueira
O presidente do CRA-RJ Adm. Leocir Dal Pai também lamentou o incêndio no Museu Nacional, devido à gestão de baixa qualidade. Especialista em Governança Corporativa, Dal Pai falou do quanto é necessário trabalhar este tema nas corporações públicas e privadas.
“Junto à participação de todos os agentes ligados à organização em questão, está a transparência, que se traduz em algo além do aspecto legal. Ou seja, há o desejo de informar à sociedade sobre suas ações. Às vezes, uma empresa está em certo local, mas fica o questionamento sobre o que ela gera de empregos, benefícios para a comunidade, entre outras coisas. Outro aspecto é a responsabilização, porque vivemos em uma sociedade onde as pessoas não querem assumir responsabilidades, como o caso do Museu Nacional. Ninguém vai querer se responsabilizar por essa tragédia”, explicou Dal Pai.
Acesse o site do CRA-RJ e conheça toda a programação para o mês de setembro, em comemoração ao dia do profissional da Administração.