O E-book da 1° Olimpíada Brasileira de Administração voltado para o Ensino Médio foi liberado e pode ser encontrado no site da OBAdm. Com o intuito de ajudar na preparação dos jovens estudantes, o material traz dicas que serão valiosas para os participantes estarem por dentro da temática da Olimpíada, que tem inscrições abertas até dia 2 de junho.
Ao longo de 65 páginas, os estudantes poderão conhecer, se aprofundar e refletir sobre a Gestão dos ODS nas Organizações, além de entender sua importância para o planeta e a sociedade.
O Módulo 1 está dividido em três eixos, o primeiro trazendo “A sustentabilidade e os ODS” mostra como a questão ambiental está inserida no contexto histórico, político, cultural e tecnológico, e elucida também o que é a ESG, o princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e sua correlação com os ODS e as organizações, além de explicar conceitos básicos como o que é gestão.
O eixo seguinte apresenta a sustentabilidade no dia a dia das pessoas e a ligação com os ODS. A expansão urbana trouxe diversas problemáticas e nesse capítulo serão explorados a forma de utilizar o solo de maneira sustentável, práticas individuais e coletivas de descarte correto para reuso, como incorporar de forma sustentável recursos naturais e humanos para a produção.
O terceiro eixo do e-book evidencia a importância da sustentabilidade e o alinhamento com os ODS por parte das Organizações, abordando temas como o trabalho precário e análogo à escravidão, além de como a tecnologia tem impactado na estrutura da sociedade atual, novos tipos de indústria, arranjos produtivos locais (APL) e de que maneira os incentivos fiscais apoiam atividades inovadoras e respeitosas ao trabalho e meio ambiente.
Ao final do E-book os estudantes terão dicas de leitura para poder complementar os estudos. Clique aqui e tenha acesso ao material completo!
Sobre a Olimpíada
A OBAdm terá como tema central “A Gestão dos ODS nas Organizações” e dentre os seus objetivos estão a promoção do ensino de qualidade da Ciência da Administração além da comunhão entre estudantes, de níveis técnicos e superior; profissionais, bacharéis, tecnólogos, mestre e doutores; Conselho e demais partes interessadas na construção de um mundo melhor.
Com inscrições abertas até 2 de junho, a Olimpíada será realizada de forma online e entregará 500 medalhas(ouro prata e bronze) para os melhores colocados, certificado de Menção Honrosa aos que acertarem mais de 50% dos desafios, além de 10 horas de atividade complementar para os alunos e 40 para os professores e representantes.