“Para ter uma gestão em saúde eficaz é preciso sustentabilidade”

A Adm. Rita de Cássia Garcia, coordenadora adjunta da Comissão Especial em Serviços de Saúde do CRA-RJ, realizou a palestra “Importância dos administradores de serviços de saúde para o desenvolvimento sustentável” na sede do Conselho, na Tijuca. A palestra teve o intuito de mostrar aos profissionais da Administração de organizações e serviços de saúde que é preciso atuar em conformidade com as exigências legais de sustentabilidade e com os objetivos do desenvolvimento sustentáveis (ODS), pois em um ambiente degradado, não existe saúde e sem saúde é impossível haver sustentabilidade.

“Nós, da área de saúde, temos que assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades. Temos que oferecer qualidade dos nossos serviços para os cidadãos. A gestão sustentável das organizações de saúde pressupõe uma gestão focada nesses objetivos do desenvolvimento sustentável”, disse a palestrante.

De acordo com a Adm. Rita Garcia, há o tripé da sustentabilidade, que é social, ambiental e econômico, e esses fatores devem andar juntos para um desenvolvimento sustentável para o gestor e organização. A Administradora também ressalta que deve ser muito bem trabalhado a ética nas empresas, que não basta somente o social.

“A população está crescendo, os idosos estão aumentando, impacto ambiental cada vez maior, a situação tá complicando […] O cenário está ficando difícil, como nós da área de saúde vamos trabalhar isso?”, salientou a Administradora.

Confira a palestra completa no CRA-RJ Play e na Rádio ADM RJ.