Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Com supervisão de Josué Amador

Em plena Era Digital, onde o imediatismo é a sentença mais requisitada, a procrastinação tem sido um desafio para profissionais e organizações, em busca da manutenção do bom resultado. Nesse ponto de convergência, a atuação do setor de RH é de grande importância na tarefa.

A rotina, muitas vezes cansativa ou estressante, gera desânimo nos indivíduos, levando-os à zona de inércia, a não evolução no desempenho, influenciando toda organização, conforme explica a especialista em Recursos Humanos e conselheira do CRA-RJ, Adm. Neide Venâncio.

“A procrastinação faz você sempre deixar alguma coisa para depois, principalmente as tarefas mais chatas. É uma tendência do ser humano fazer isso. A gente vai deixando até chegar ao ponto que não dá mais para enrolar e, então, faz correndo aquilo que poderia ser feito de uma forma mais tranquilo, obtendo um resultado de péssima qualidade. Procrastinar é um negócio perigoso dentro das organizações”, destaca a Administradora.

Por outro lado, explica a especialista, é necessário que o indivíduo, ao perceber sua procrastinação, comece a buscar dentro de si as causas para uma mudança de postura. Algumas perguntas básicas que podem ajudar são: O que está acontecendo comigo? Por que estou assim hoje? Eu sou realmente uma pessoa assim? Buscar feedbacks de amigos, colegas de trabalho, chefias e líderes também é uma forma de perceber a procrastinação. O que não pode ser feito é acostuma-se a ficar inerte à realidade.

“O profissional pode estar com algum problema pessoal, com alguma demanda de vida, algum esgotamento do trabalho ou não. Ao se autoavaliar sinceramente, vai saber que não tem condições, naquele momento, de estar 100% na organização. Mas é muito raro a gente mesmo perceber tudo isso e a tendência é não querer ver algumas coisas que incomodam. Então, o legal é procurar ajuda, ir ao setor de RH da empresa e conversar, ou procurar um psicólogo, se for alguma coisa mais pessoal”, disse.

Na CRA-RJ Play e na Rádio ADM-RJ, você encontra entrevistas, palestras, seminários e workshops que podem te ajudar a vencer a procrastinação, melhorando seu desempenho pessoal e profissional.