Qual imagem que você quer construir para o mundo profissional?

Em mundo cada vez mais conectado, construir a sua presença online é um grande diferencial no âmbito profissional, tanto para as empresas quanto para as pessoas físicas. Pensando nisso, o CRA-RJ promoveu um evento on-line com três especialistas em marketing digital, a Adm. Rita Lima, José Telmo e o professor Sérgio Xavier para falar sobre o melhor aproveitamento do LinkedIn, a maior plataforma de networking do mundo. 

Hoje, a plataforma possui mais de 660 milhões de usuários no mundo todo, porém a rede social ainda é motivo de dúvida, principalmente, entre aqueles que estão dando os primeiros passos no mercado de trabalho. A primeira palestrante foi a Adm. Rita Lima, coordenadora da Comissão Especial de Marketing do CRA-RJ, que definiu o LinkedIn como uma conexão do profissional com o mercado. 

“É preciso entender qual imagem você quer construir para o mundo profissional, sentar e observar, criar um plano que envolva o que você tem de conhecimentos, cursos que já fez, o que já tem na carreira e o que falta ainda”, ressaltou a Administradora.

Já José Telmo, profissional de Marketing Digital e mestrando em Administração, afirmou que o LinkedIn é uma oportunidade de ampliar o potencial do seu currículo, pois ele dá ênfase ao seu presente, além de estimular a produção e publicação de projetos e ideias a serem colocadas em prática futuramente.

“Existem muitas possibilidades que começam com o preenchimento correto do seu perfil no LinkedIn. Ele estimula que você continue participando para que seu perfil seja notado, seja preenchendo-o corretamente, buscando vagas, fazendo conexões, seguindo empresas, seguindo pessoas, conversando e produzindo”, enumerou o palestrante, dando ainda dicas para ter um “perfil campeão”.

O professor e mestre em Administração Sérgio Xavier salientou que a principal premissa do LinkedIn é que você gere conteúdo relevante, a fim de conquistar sua ascensão profissional. Com isso, pequenos detalhes fazem total diferença, como a foto, capa e headline.

“O que chamamos de headline são aquelas primeiras informações em bloco que aparecem no seu perfil e precisam seguir uma linha com palavras-chave, já que você pode ser encontrado por meio dessas palavras. Então, quando for disser ‘quem é você’ é importante usar esses códigos. […] Outro ponto, é a área do ‘Sobre’, não é fazer o ctrl c + ctrl v do seu currículo e sim colocar uma história, fazer um storytelling“, disse.

Depois das explanações individuais, os convidados responderam a diversas perguntas do público que assistiu ao vivo o evento que fez parte das comemorações do mês do Profissional de Administração. 

Você pode acessar o conteúdo na íntegra, e toda a programação do mês, exclusivamente na CRA-RJ Play.

Por Gleici Monteiro
Sob supervisão de Érika dos Anjos