Treinamento de desenvolvimento profissional para um novo mundo

Por Josué Amador |

O afastamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, alterou também a forma de se promover treinamentos e capacitações dos colaboradores de organizações públicas e privadas. Lançar mão das tecnologias e ferramentas digitais on-line disponíveis para estes fins deixou de opção para se tornar necessário, não só a utilização, mas também a elaboração de novos mecanismos e métodos. Além de manter a evolução das equipes durante esse período, é preciso prepará-las para as novas formas de relações mercadológicas que serão estabelecidas no pós-pandemia.

A Administradora Neide Venâncio, conselheira e membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ, destaca alguns pontos importantes para serem levados em conta por profissionais da área. Ela ressalta que a cadeia produtiva está entrando em uma nova realidade e que treinar e capacitar é um elo que não poderia ficar fora dessa movimentação inevitável, sendo imprescindível aprender e reaprender a superar os desafios que se apresentam e que ainda surgirão.

“Nesse cenário cheio de incertezas, a tecnologia tem sido grande aliada para encurtar o distanciamento, garantir que as entregas sejam feitas e até mesmo ajudar a organizar – mesmo que remotamente – o trabalho com a equipe. Nesse momento o papel do treinamento é de suma importância. Interessante ressaltar que os treinamentos corporativos à distância têm sido essenciais nessa ‘nova rotina’, não só para aproximar toda a equipe, mas também para garantir que o fluxo de trabalho continue normalmente”, defende.

Apesar de agora ser algo imprescindível, Venâncio deixa claro que essas transformações já estavam acontecendo no mundo corporativo com objetivo de mitigar custos financeiros, aproveitar melhor o tempo, preservar a segurança dos participantes, entre outras questões. Apesar de o processo ter surgido e se mantido de forma mais tímida, não se pode dizer que esta é uma nova vertente no mercado, iniciada neste período.

“Muitos gestores só começaram a entender o potencial que algumas soluções tecnológicas têm quando se viram ‘obrigados’ a utilizar dessas ferramentas para manter a operação em andamento. […]. O grande desafio agora é deixar esse treinamento mais criativo, inovador para que o colaborador se sinta acolhido e motivado. Com a pandemia e o regime de quarentena, os treinamentos remotos através de plataformas vêm sendo desmistificados e amplamente experimentados pelas empresas. Nesses programas, os colaboradores podem aprender com conteúdo criado sob demanda, focado nas necessidades das suas áreas”, explica a Adm. Neide Venâncio.

‘Os treinamentos on-line permitem que cada pessoa estude de acordo com a sua capacidade de aprendizado’, aponta a Administradora, ressaltando ainda que a saúde mental das equipes deve também ser valorizada e trabalhada para que obtenha maior eficiência na produtividade em home-office.

Pontos de reflexão, pela Adm. Neide Venâncio – Membro da Comissão Especial de Recursos Humanos do CRA-RJ.

  1. Trabalhos home office estão mais em alta do que antes.

Possibilidade/necessidade de manter o fluxo de trabalho com adaptações.

  1. Treinamentos corporativos são essenciais.

Treinamentos remotos estão sendo desmistificados e amplamente experimentados.

Tecnologias digitais on-line encurtam a distância, viabilizam a produção, ajudam na organização de tarefas e implementação treinamentos corporativos, cursos e recursos para facilitar, engajar e aproximar de alguma forma equipes e clientes.

Precisam ser criativos, atrativos, inovadores, motivadores, criados sob demanda, centrados no perfil do grupo/setor/cliente/colaborador, adaptáveis/flexíveis de acordo com a capacidade de cada um [tempo e ritmo], reunir treinadores com habilidades variadas e engajados, ter fácil realização e acesso.

Realizar palestra, workshop ou qualquer tipo de atividade que instrua e una os colaboradores tornando-os assim uma equipe.

  1. Gestor precisa fortalecer a saúde mental da equipe diariamente

Promover e buscar satisfação pessoal e profissional da uma equipe pelo relacionamento, envolvimento e emoções, além de remuneração e benefícios.

Profissional da Administração precisa questionar se o mercado voltará ao normal e qual será o novo normal, como será o futuro do treinamento, como engajar seu cliente ou colaborador através de interações online, como fica o networking e a construção de novas competências.

Tecer respostas como hipóteses – Ainda não há dados suficientes para conclusões, aprender e se reinventar.

Trocar experiências, considerar os fatos da pandemia, valorizar e ter feedback das equipes, ouvir os colaboradores para adquirir conhecimento, antes de montar seu treinamento.