VIII Encad: primeiro painel discute o Marketing em um mercado em desenvolvimento

O primeiro painel do VIII Encontro de Administradores do Rio de Janeiro abordou “Marketing, tendências, oportunidades e armadilhas de um mercado em desenvolvimento” e foi composto por quatro palestras distintas, cada uma apresentada por um profissional renomado na área. 
“O Administrador e a evolução do entendimento no comportamento do consumidor” foi conduzida pelo Adm. José Augusto Godinho. Durante sua explanação, Godinho falou sobre a evolução dos conceitos da ciência da Administração. “A disputa está cada vez mais acirrada e crescente no mercado, por isso as empresas precisam de um diferencial competitivo”, afirmou. 
Ainda em sua palestra, o Adm. José Augusto Godinho explicou que a melhor estratégia para se destacar, frente à concorrência, é entender e trabalhar o consumidor como um cliente único. “O Administrador deve ter a consciência de que mesmo que seu produto seja para um grande grupo de pessoas, ele precisa entender que cada um é diferente entre si”, destacou ele. 

A segunda palestra “Estratégias de marketing digital para empreendedores” foi ministrada pelo Adm. Alex Modesto. O palestrante narrou que vivemos um período de mudanças e que os empreendedores devem estar atentos a esse cenário. 

“Essa mudança de paradigma obriga às empresas a deslocar as estratégias com foco no produto para o foco no cliente”, contou. De acordo com ele, o Marketing Digital estimula a criação de estratégias mais sofisticadas que fornecem experiências diferenciadas aos consumidores. 
Seguindo a tendência digital, o Adm. Aureliano Tavares ministrou “O Marketing nas redes sociais e seus impactos no consumo”. O palestrante destacou que “as redes sociais têm potencial alvancador de vendas para todos os segmentos e que as empresas devem aproveitar essa condição para promover suas marcas”. 
Outro aspecto destacado pelo Administrador foi a mudança de comportamento do consumidor. “Ele está mais atento ao que os amigos postam e dizem que é bom. Essa indicação o leva ao consumo”, afirmou. 
Para fechar as apresentações do primeiro painel, o Adm. Welton Carvalho trouxe “A necessidade na alavancagem do Endoempreendedorismo: questão de sobrevivência”. “O endoempreendedorismo é uma necessidade latente em todas as empresas do mercado. Nós estamos vivendo uma situação em que o mundo está se transformando”, iniciou. 
O Adm. Welton Carvalho disse ainda que existem diversas iniciativas que estimulam a ação de pessoas, em prol delas mesmas, a fim de resolver suas condições sociais. “O marketing dispõe de uma série de ferramentas que quando utilizadas fazem com que alavanquem essa condição de empreender”, concluiu.