Workshops simultâneos foram realizados no segundo dia da IV Convenção do Sistema CFA/CRAs

No segundo dia (24) da IV Convenção do Sistema CFA/CRAs, em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi realizada a primeira etapa dos quatro workshops das áreas de Comunicação, Fiscalização, Tecnologia da Informação e Auditoria, Administrativo e Contabilidade. As atividades aconteceram simultaneamente e foram transmitidas pela TV e pela Rádio CRA-RJ, e amanhã a conclusão dos estudos também será veiculada ao vivo.
Esses workshops consistem em montar debates e permitir uma troca entre quem os ministra e os demais participantes. Cada área, de cada Conselho Regional, pode expor suas dificuldades enfrentadas no dia a dia e levar contribuições para seus colegas, além de absorver os conteúdos explicitados.
O setor de Fiscalização do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro ministrou a segunda parte do workshop desta área. Grupos se dividiram para debater dois temas: a fiscalização em órgãos públicos e a fiscalização do quadro de funcionários nas empresas privadas. Com as discussões, os Conselhos com mais dificuldade no exercício da fiscalização podem expor suas dúvidas e aprenderem com os Conselhos maiores, assim chegando a um consenso e unificando as ações.
No workshop de Comunicação, os principais tópicos foram: a certificação profissional e como as equipes de comunicação de cada Conselho Regional devem divulgá-lo; o posicionamento institucional junto à mídia, ou seja, como cada membro específico de um Regional deve se portar ou sobre quais assuntos ele estará apto a falar; e a ampliação do alcance e os deveres de uma assessoria de imprensa.
A área de Auditoria, Administração e Contabilidade, teve um workshop que falou sobre as questões de auditoria, o que usualmente tem sido apontada pelas auditorias no decorrer dos exercícios, e sobre dois pontos principais: a dívida ativa e a questão do inventário patrimonial.
Além desses, o setor de Tecnologia de Informação do Conselho Federal de Administração, apresentou um novo sistema que consiste em melhorar o atendimento aos Administradores e aproximar os Conselhos Regionais.