Pela estagiária Bárbara Gouvêa
Sob supervisão de Érika dos Anjos |

O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) promoveu o XII Encontro de Administradores (Encad), em sua sede, na Tijuca, em função do aniversário de 54 anos da profissão, celebrado dia 9 de setembro. O evento contou com palestras do Adm. Raphael Albergarias, coordenador da Comissão Especial de Gestão de Portfólios, Programas e Projetos; do Adm. Reinaldo Faissal, coordenador da Comissão Especial de Recursos Humanos; e do Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro e diretor-geral da UCAdm.

O Adm. Wallace Vieira, presidente do CRA-RJ, fez a abertura do Encad e agradeceu a presença de todos, tanto presencialmente, quanto virtual e radiofonicamente.

“É uma felicidade estar aqui nesta instituição que chegou aos dias de hoje reconhecida pela sociedade que nos envolve, organizações e pelos próprios Profissionais da Administração. O Conselho é um órgão realmente transformador, que tem proporcionado à categoria esse encontro sempre prazeroso de trocas de ideias e de construção de uma entidade mais forte, mais integrada, mais associada aos objetivos comuns de todos”, ressaltou o presidente.

Na primeira palestra, “Competências do Empreendedor: A Hora da Administração”, Albergarias falou sobre integração das habilidades técnicas, geração de trabalho e empreendedorismo e os gestores de relacionamentos. Já a segunda, “Tendência e Oportunidade para o Administrador na Era Digital”, em que Faissal trouxe uma reflexão com base em dados sobre os tomadores e agentes de decisões. Na terceira, “O papel das Universidades Corporativas nesse contexto e como a Universidade Corporativa está se preparando”, Siqueira ressaltou das alterações da Indústria 4.0 e dos agentes dominantes no mercado.

 

 

“Hoje, o papel do Administrador está muito mais ligado à psicologia organizacional do que necessariamente trabalhar e escovar cronogramas e planilhas de Excel ou discutir sobre números. Não estou dizendo que a parte técnica não é importante, isso a inteligência artificial pode nos ajudar a fazer, mas e a sensibilidade na tomada de decisão e de fazer e criar uma psicodinâmica organizacional para gerar os resultados que são necessários?”, Adm. Raphael Albergarias.

 

 

“A gente atua com a realidade virtual ou aumentada e aí se fala da conexão das duas que podem ser favoráveis, principalmente, aos experimentos, facilita bastante o uso em salas de aula ou a própria compra e venda. Se eu quero experimentar alguma coisa, eu consigo virtualmente estar com aquele equipamento à disposição”, Adm. Reinaldo Faissal.

 

 

“Agora não é o homem cidadão, é o homem instrumental. O caráter enganoso da teoria das organizações faz com que ela se apresente centrada na ética de convicções, na valorização e na dignificação do homem e seus valores permanentes. Mas de fato ela se restringe e se sustenta nos fins calculados, na ética de resultados, em que sempre os fins justificam os meios”, Adm. Wagner Siqueira.

 

Ao final, ocorreu um debate com os palestrantes, mediado pelo Adm. Antonio Andrade, vice-presidente de Educação, Estudos e Pesquisas do CRA-RJ e organizador do evento, que responderam perguntas da plateia e dos ouvintes sobre os temas e questionamentos gerais da Administração.

“A realidade é que as universidades hoje elas treinam. Não educam, nem informam, elas treinam. Algumas até adestram para o tecnicismo. E com o passar do tempo, as coisas mudam e as pessoas têm que voltar a estudar técnicas e instrução programada. E o Brasil, que é um país gigantesco, não tem pensadores, não existe planejamento estratégico. As pessoas não pensam no futuro e as instituições, notadamente as de Administração, são a mesma coisa. Não tem pensadores dentro da organização e não fazem os outros pensarem”, salientou Andrade.

Ainda foi apresentado pelo Adm. Raphael Monteiro, chefe da Assessoria Acadêmica do CRA-RJ, a Rede Social Corporativa, que já pode ser acessada pelo Sifa.

Veja aqui uma reportagem especial sobre o evento.

Confira o XII Encad completo na CRA-RJ Play e pelo Facebook do Conselho. Em breve, também estará disponível na Rádio ADM RJ.

Fique de olho nos eventos do mês do Administrador pelo site e mídias do CRA-RJ!